Estratégia PREMIUM para sua loja online decolar
Ao vender online é importante que você pense na experiência completa do seu cliente, de ponta a ponta – e essa é a estratégia que vamos te propor e que fez a diferença no negócio de dezenas de clientes. Mas o que isso quer dizer?
Quando você tem uma loja física, você consegue comunicar seus valores e tem a oportunidade de encantar seus clientes em diversas etapas: desde a arquitetura, som, aroma, atendimento e display dos produtos, por exemplo. Mas isso não acontece quando estamos falando de loja online. Ter um site bonito, com boa navegabilidade, fotos atrativas e um processo fácil e otimizado de compras é muito importante! Mas precisa ser complementado por um overdelivery – ou seja, desde o momento que o cliente finaliza a compra na sua loja online até quando o produto chega na casa do cliente, você tem a chance de encantá-lo. A experiência do cliente engloba a experiência de compra, a experiência de entrega e de recebimento do produto também.
Ponto de Ataque número um: a entrega em si, o frete. A melhor estratégia de frete é pensar na sua região e ir expandindo. O bom de ter loja online é que você pode vender para o Brasil todo – e para o mundo todo, sim. Mas se você não tiver foco e estratégia, acaba se perdendo ou investindo onde ainda não tem volume de vendas para justificar. Pense na sua região de entrega como as camadas de uma cebola: quando for estratégico, ofereça prazo de entrega e frete na sua rede local, depois na sua rede regional, e vá aos poucos expandindo. Pense na excelência de dentro para fora: do mais perto até o mais distante. É mais sólido e eficiente você se tornar a melhor loja online da sua cidade, depois do seu estado e sua região, e então ter solidez para conseguir investir na competição nacional e até internacional.
Ponto de Ataq ue número dois: pré-entrega. Quando falamos de entrega, os empreendedores pensam logo na embalagem, no embrulho, adicionam brindes e aroma da marca. Mas até o cliente receber o pacote em mãos, você tem a oportunidade de surpreender!Como? Invista na comunicação!
Passo 1: Envie rastreio automático do pedido a cada etapa, se comunique com o cliente e deixe-o na expectativa de receber o produto;
Passo 2: Customize a sua comunicação desde o começo – a forma que você trata o cliente que faz a primeira compra é igual a forma que você trata o seu cliente premium? Faça diferentes abordagens para diferentes categorias de cliente e aproveite essa interação para fortalecer ainda mais este laço. Categorias diferentes de cliente devem receber tratamentos diferentes. Isso pode potencializar muito seu potencial de vendas! Então o e-mail de agradecimento pode ser customizado, as newsletters podem ser customizadas, os clientes premium podem ter acesso antecipado as coleções e descontos, entre outros.
Ponto de Ataque número três: a entrega em si, a embalagem. Este é o primeiro foco dos empreendedores, e um ótimo momento de você imprimir seu branding para seu cliente! Use uma embalagem que esteja alinhada com sua marca, capriche na embalagem do produto e sua proteção dentro da caixa de envio, pense na possibilidade de investir em um flyer de agradecimento ou convidando o cliente para uma segunda compra com um código de desconto, um aroma para fortalecer a identidade da marca atraindo mais um sentido, e até um pequeno mimo. Todos esses itens conversam entre si para melhorar ainda mais o momento mais esperado pelo cliente. Agora, é só deixar o seu produto brilhar!