A internet é um oceano azul de possibilidades e milhares de pessoas já mudaram radicalmente suas vidas com as vendas online! Mas somente abrir um ecommerce não é garantia de vendas. Saiba abaixo alguns dos principais tópicos que impedem a maioria das lojas online de venderem todos os dias!
Número 1: o Site. Ter um site que ajude o seu cliente a comprar, e não que distraia ou gere dificuldades. Preste atenção nos seguintes pontos: ter um site clean, de forma que a atenção do seu cliente não é dispersada com diversas informações, imagens e banners desnecessários; ter ótima navegabilidade, fotos padronizadas, informações claras, tabelas de tamanho (o que facilita a vida do seu cliente e evita trocas), botão de compra adequado, método de pagamento funcionando e diversas opções de pagamento (pix, cartões e boleto), além de integração correta com os métodos de frete, de forma que as medidas e pesos dos produtos estejam corretos e gerem os valores reais de entrega.
Número 2: a Comunicação. Realizar postagens somente para cumprir um calendário não está contribuindo para o crescimento das suas vendas! Muitos empreendedores postam “por obrigação” e acham que isso é o suficiente para atrair tráfego para o site, ou que fazer uma parceria com influenciador com muitos seguidores vai mudar drasticamente o patamar de pedidos. Uma comunicação sem estratégia não te leva aonde você quer chegar – é o mesmo que entrar em uma canoa e ficar parado dentro dela, sem remo e sem bússola, e esperar chegar ao seu destino.
Suas postagens devem ter constância, mas mais do que isso – a forma com a qual você se comunica deve ser pensada e sempre tendo a sua estratégia como norte. Pense na qualidade das suas imagens, no que você escreve – você está sendo interessante? O que você escreve induz seu cliente a compra? Você se comunica de forma diferente com quem já comprou pensando na revenda? A parceria com o influenciador tem objetivos claros de escala?
E para encerrar o tema comunicação: sua estratégia de mídias tem que estar alinhada. Atendimento por whattsapp, por instagram e facebook, por exemplo, devem funcionar em conjunto e no mesmo padrão. E sim, é importante ter atendimento por esses canais também.
Número 3: o Tráfego Pago. Com todas as estratégias alinhadas, seu site funcionando e otimizado, e uma comunicação adequada e eficiente, é hora de colocar mais combustível – investindo em tráfego pago corretamente, você expõe sua marca para o cliente certo e pode focar em conversões. O tráfego pago é o que muda o jogo, mas também precisa ser utilizado com conhecimento e estratégia.
Número 4: as Metas. Como toda empresa, a sua loja online deve possuir metas diárias, mensais e anuais de vendas. Assim você se desafia constantemente a repensar processos, campanhas e estratégias, de forma a sair de uma zona passiva e agir com proatividade e determinação no alcance de metas desafiadoras, mas alcançáveis.
Decolar as vendas na loja online é sobre constância e estratégia – não é somente abrir o site e vender. Por isso a DROPSE age de forma certeira com seus associados – fornecendo mais do que um site otimizado e pronto para vender, mas te capacitando e te profissionalizando com foco em performance.