Ao abrir a sua loja online aprenda com quem tem experiência e fique atento para não repetir os principais erros de quem está começando!
- Achar que todo site é igual
Não se preocupar com a plataforma escolhida ou com o design do site, contratar qualquer profissional para cria-lo e para cuidar do registro do domínio, instalação do pixel e otimizações. Esse é um grande desperdício de tempo e de dinheiro, pois logo você começará a ver as limitações e como a falta de otimização e design adequado afetam as suas vendas!
- Não integrar seu estoque físico com o online
Isso gera venda de produtos que não estão em estoque, problemas com devoluções e confusão dos processos em geral. Este item é especialmente para quem também atua com loja física. Hoje em dia existem ERPs acessíveis que podem ser utilizados para facilitar sua vida (um ERP é um sistema que integra os principais processos do negócio, como emissão de notas e controle de estoque), como o Bling (que recomendamos por ser completo, acessível e confiável).
Se você está começando agora, é importante já iniciar certo implantando os processos – assim você evita dores de cabeça e problemas antes mesmo deles acontecerem. Além de tudo, o ponto principal é ter os números nas mãos o tempo todo. Saber quanto tem em estoque, em vendas, em devoluções, pagamentos, etc. Estar no controle dos números é imprescindível para sua assertividade como empresário e para tomar decisões melhores na hora certa.
- Limitar o investimento em tráfego
Sabemos que caixa disponível para investimentos ao iniciar um negócio não é grande, e há diversas prioridades na empresa. Aos poucos, seus estudos em tráfego começam a gerar resultados e seus investimentos dão retorno – e você vai se deparar com um momento de escolha: terceirizar ou não? O tráfego exige acompanhamento diário, ajustes, ideias – e dividir esta tarefa com as outras várias do empreendedor compromete sua qualidade e, por consequência, seus resultados. Contar com um time experiente e que vai fazer a diferença no seu tráfego é um caminho a se trilhar.
- Ficar obcecado na concorrência
É bom estar por dentro das novidades e por dentro do que a concorrência está fazendo, mas limite sua atenção a acompanhar o mercado, e não para dedicar toda a sua energia em ver se está sendo copiado, o que estão fazendo, quais estilos seguem, etc. Algumas cópias serão inevitáveis, por mais que você tente se blindar. Não gaste toda a sua energia olhando para os lados e para trás, essa energia poderia estar sendo depositada em suas vendas! Se preocupe em seguir na frente, inovando e focando a sua energia em novidades, no atendimento e em suas metas!